Política de Privacidade da Even
A presente Política tem por finalidade demonstrar o nosso compromisso em resguardar a sua privacidade e proteger seus Dados Pessoais, estabelecendo as regras sobre o Tratamento, bem como explicando quais são seus direitos e como exercê-los.
Não se esqueça, é condição para a utilização das funcionalidades exclusivas do Nosso Ambiente que você tenha lido, compreendido e que esteja ciente das regras estabelecidas nesta Declaração, assim, caso continue a navegação, entendemos que você se declarará ciente.
Caso você possua menos de 18 (dezoito) anos de idade, por favor, não efetue seu registro em Nossos Ambientes ou preencha quaisquer formulários que exijam Dados. Lembre-se que suas atividades devem ser supervisionadas por um adulto e seus interesses representados ou assistidos por seu representante legal.
Leia atentamente esta Política e, caso ainda restem dúvidas, fique à vontade para entrar em contato conosco por meio dos Canais de Atendimento aqui disponibilizados.
CONCEITOS BÁSICOS
Para melhor entendimento desta Política, devem ser consideradas as seguintes definições:
Algoritmo: conjunto de regras que fornecem uma sequência de operações capazes de resolver um problema específico ou executar uma tarefa.
Cloud Computing ou Computação em Nuvem: tecnologia de virtualização de serviços construída a partir da interligação de mais de um servidor, por meio de uma rede de informação comum (como a Internet), que tem por objetivo reduzir custos e aumentar a disponibilidade dos serviços sustentados.
Dados Pessoais: são os dados relativos a uma pessoa física, que sejam capazes de identificá-la ou torná-la identificável. Por exemplo: nome, e-mail, número do RG, preferências pessoais, endereço IP, geolocalização.
Dados Pessoais Sensíveis: são quaisquer Dados sobre origem racial ou étnica, convicção religiosa, opinião política, filiação a sindicato ou a organização de caráter religioso, filosófico ou político, dados referentes à saúde ou à vida sexual, dados genéticos ou biométricos, quando vinculados a uma pessoa física.
Dados: para fins desta Política, abrange os Dados Pessoais e Dados Pessoais Sensíveis.
Encarregado ou Data Protection Officer (DPO): pessoa indicada para atuar como canal de comunicação entre Nós, os Titulares dos Dados Pessoais e a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD).
Legislação aplicável: toda legislação que verse sobre privacidade e proteção de Dados Pessoais, especialmente a Lei nº 13.709/2018 (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais – LGPD).
Encarregado ou Data Protection Officer (DPO): pessoa indicada para atuar como canal de comunicação entre Nós, os Titulares dos Dados Pessoais e a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD).
Nossos ambientes: designa o endereço eletrônico https://www.even.com.br/ e seus subdomínios.
Política: é o conjunto de diretrizes, regras e procedimentos estabelecidos pela empresa para orientar o comportamento e as decisões dos funcionários em relação a questões específicas, como é o caso desta Política de Privacidade e Tratamento de Dados Pessoais.
Titular dos Dados Pessoais: é você, a pessoa física a quem os Dados Pessoais se referem, seja na condição de consumidor, usuário do site, investidor, prestador de serviços ou outra categoria aplicável.
Tratamento: toda operação realizada com Dados Pessoais, como as que se referem a coleta, produção, recepção, classificação, utilização, acesso, reprodução, transmissão, distribuição, processamento, arquivamento, armazenamento, eliminação, avaliação ou controle da informação, modificação, comunicação, transferência, difusão ou extração.
NOTA ESPECIAL PARA IDOSOS |
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Caso você tenha mais de 60 anos, saiba que estamos cientes do risco de tratar seus dados pessoais e nos comprometemos a tomar todas as medidas cabíveis para protegê-los. Ademais, nos comprometemos a tratá-los de forma:
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SOBRE OS DADOS QUE TRATAMOS
Como tratamos Dados. Os Dados poderão ser coletados diretamente de você, através do preenchimento de formulários, ou quando você interage com nossos ambientes virtuais ou físicos.
Além disso, os Dados variam de acordo com a natureza da relação que você tenha conosco e servem para finalidades distintas, entre elas:
O que tratamos? | Para que tratamos? |
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Fale Conosco | |
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Portal do Corretor | |
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Portal e APP do Cliente | |
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Ouvidoria | |
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Fornecedores | |
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Venda Seu Terreno | |
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Trabalhe Conosco | |
Dados compartilhados por terceiros:
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Canal de Ética | |
Caso você opte por se identificar:
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Fale com um Corretor | |
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Fale com RI / Mailing | |
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Dados de Identificação Digital | |
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Atualização e veracidade dos Dados. Você é o único responsável pela precisão, veracidade ou atualização dos Dados que nos fornece. Nós não somos obrigados a tratar os seus Dados se houver razões para crer que tal Tratamento possa nos imputar infração de qualquer lei aplicável, ou se você estiver utilizando nossos ambientes para quaisquer fins ilegais ou ilícitos.
Base de Dados. É o conjunto organizado de informações ou dados que são armazenados e processados eletronicamente. A base de dados formada por meio da coleta de Dados é de nossa propriedade e está sob nossa responsabilidade, sendo que seu uso, acesso e compartilhamento, quando necessários, serão feitos dentro dos limites e propósitos descritos nesta Política.
Nós não utilizamos nenhum tipo de decisão unicamente automatizada que afetem seus interesses.
COMO COMPARTILHAMOS OS DADOS
Hipóteses de compartilhamento dos Dados. Os Dados tratados e as atividades registradas (logs) podem ser compartilhados, entre outras hipóteses:
- Com autoridades judiciais, administrativas ou governamentais competentes, sempre que houver determinação legal, requerimento, requisição ou ordem nesse sentido;
- Parceiros comerciais e fornecedores, quando necessário para o desenvolvimento de nossas atividades;
- Com corretores de imóveis, quando estivermos tratando de compras com intermediação;
- Com a administradora de condomínio que será responsável por gerenciar e administrar o empreendimento
- Com instituições financeiras, quando você assim solicitar;
- Com empresas de marketing e publicidade, para entregar as promoções e informações adequadas ao seu perfil e
- De forma automática, em caso de movimentações societárias, como fusão, aquisição ou incorporação da Even
Caso você tenha qualquer dúvida sobre com quem compartilhamos seus Dados, entre em contato conosco por meio dos Canais de Atendimento disponibilizados no final desta Política.
COMO PROTEGEMOS SEUS DADOS E COMO VOCÊ TAMBÉM PODERÁ PROTEGÊ-LOS
Práticas de Segurança e Governança. Para resguardar a sua privacidade e proteger os seus Dados, nós contamos com um programa de governança que contém regras de boas práticas, políticas e procedimentos internos, os quais estabelecem condições de organização, treinamentos, ações educativas e mecanismos de supervisão e mitigação de riscos relacionados ao Tratamento de Dados Pessoais.
Acesso aos Dados, proporcionalidade e relevância. Internamente, os Dados tratados são acessados somente por profissionais devidamente autorizados, respeitando os princípios de proporcionalidade, necessidade e relevância para os objetivos do nosso negócio, além do compromisso de confidencialidade e preservação da sua privacidade nos termos desta Política. Na hipótese de vazamentos individuais ou acessos não autorizados relativos aos seus Dados Pessoais, poderemos promover, desde que estes representem a você dano ou risco relevante e você esteja de acordo, a conciliação direta nos termos do art. 52, § 7º, da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais.
Adoção de boas práticas. Você também é responsável pelo sigilo de seus Dados e deve ter sempre ciência de que o compartilhamento de senhas e dados de acesso viola esta Política e pode comprometer a segurança dos seus Dados e dos Nossos Ambientes. Caso você identifique ou tome conhecimento sobre o comprometimento da segurança dos seus Dados, entre em contato com o nosso Encarregado por meio dos Canais de Atendimento disponibilizados no final desta Política.
Garanta que encerrou sua sessão de navegação em Nossos Ambientes sempre que utilizar equipamentos compartilhados;
Fique atendo! Somente lhe enviamos e-mails através do domínio @even.com.br;
Lembre-se que a Even nunca enviará para você mensagens eletrônicas solicitando a confirmação de dados, com anexos que possam ser executados ou links para que você realize downloads;
Links externos. Quando você utilizar Nossos Ambientes, você poderá ser conduzido, via link, a outros sites, portais ou plataformas, que poderão coletar seus Dados e ter sua própria política de privacidade. Caberá a você ler as referidas políticas, sendo de sua responsabilidade aceitá-las ou rejeitá-las. Nós não somos responsáveis pelas políticas de privacidade de terceiros e nem pelo conteúdo de quaisquer sites ou serviços ligados à ambientes que não os nossos.
Tratamento por terceiros sob nossa diretriz. Nós buscamos avaliar cuidadosamente nossos parceiros e prestadores de serviços e firmamos com eles obrigações contratuais de confidencialidade, segurança da informação e proteção de Dados, com objetivo de proteger você.
COMO ARMAZENAMOS SEUS DADOS E O REGISTRO DE ATIVIDADES (LOGS)
Local de armazenamento. Os Dados tratados e os registros de atividades (logs) são armazenados em ambiente seguro e controlado, podendo estar em nossos servidores localizados no Brasil, bem como em ambiente de uso de recursos ou servidores na nuvem (cloud computing), o que poderá exigir transferência e/ou processamento dos seus Dados fora do Brasil. Essas transferências envolvem apenas empresas que demonstrem estar em conformidade com as legislações aplicáveis, mantendo um nível de conformidade semelhante ou mais rigoroso que o previsto na legislação brasileira.
Prazo de armazenamento. Nós armazenamos os Dados somente pelo tempo que for necessário para cumprir com as finalidades para as quais foram tratados ou para cumprimento de quaisquer obrigações legais, regulatórias ou para preservação de direitos.
Descarte dos Dados. Findos o prazo de manutenção e a necessidade legal, os Dados serão excluídos com uso de métodos de descarte seguro ou utilizados de forma anonimizada para fins estatísticos.
Quais são os seus direitos e como exercê-los
Seus direitos básicos. Os Dados são seus e a Legislação aplicável traz uma série de direitos relacionados a eles, que poderão ser exercidos por você através de requisição ao nosso Encarregado pelo Canal de Atendimento disponibilizado no final desta Política.
- Confirmação e acesso: você poderá solicitar a confirmação sobre a existência de Tratamento e o acesso a seus Dados, inclusive por meio da solicitação de cópias de registros que temos sobre você.
- Correção: você poderá solicitar a correção de seus Dados que estejam incompletos, inexatos ou desatualizados.
- Anonimização, bloqueio ou eliminação: você poderá solicitar a anonimização dos seus Dados, para que eles não possam mais ser relacionados a você, o bloqueio dos seus Dados, suspendendo temporariamente a possibilidade de Tratamento para certas finalidades, ou a eliminação dos seus Dados.
- Portabilidade: você poderá solicitar que nós forneçamos seus Dados em formato estruturado e interoperável visando sua transferência para um terceiro, respeitando nossa propriedade intelectual ou segredo de negócios.
- Informação sobre compartilhamento: você poderá solicitar informações sobre terceiros com os quais compartilhamentos seus Dados, limitando essa divulgação a informações que não violem nossa propriedade intelectual ou segredo de negócios.
- Revogação do consentimento: você poderá optar por retirar o consentimento para alguma finalidade que você tenha consentido. Essa revogação não afetará a legalidade de qualquer Tratamento realizado anteriormente. Se você retirar seu consentimento para finalidades fundamentais ao regular funcionamento dos nossos ambientes e serviços, estes poderão ficar indisponíveis para você.
- Oposição: você poderá se opor ao Tratamento dos seus Dados, caso não concorde com alguma finalidade.
- Revisão: em caso de decisões baseadas exclusivamente em tratamentos automatizados, você poderá solicitar a revisão da decisão, indicando seus interesses que possam ter sido afetados.
Requisição. Para sua segurança, sempre que você apresentar uma requisição para exercícios dos seus direitos, nós poderemos solicitar informações complementares para comprovar sua identidade, buscando impedir fraudes.
Não atendimento de requisições. Nós poderemos deixar de atender alguma requisição de exercício de direitos, caso o atendimento viole nossa propriedade intelectual ou segredo de negócios, bem como quando houver obrigação legal ou regulatória para retenção de Dados. Além disso, podemos deixar de atender a sua requisição se precisarmos reter os Dados para possibilitar nossa defesa ou de terceiros em disputas de qualquer natureza.
Respostas às requisições. Nós nos comprometemos a responder todas as requisições em um prazo razoável e sempre em conformidade com a legislação aplicável.
Informações sobre esta política
Alteração do teor e atualização. Você reconhece o nosso direito de alterar o teor desta Política a qualquer momento, conforme a finalidade ou necessidade. Ocorrendo atualizações relevantes na Política, você será notificado por meio dos dados de contato que nos informar ou por divulgação nos nossos perfis oficiais.
Inaplicabilidade. Caso algum ponto desta Política seja considerado inaplicável por Autoridade de Dados ou judicial, as demais condições permanecerão em pleno vigor e efeito.
Canais de Atendimento. Em caso de qualquer dúvida com relação às disposições constantes desta Política, inclusive para exercício dos seus direitos, você poderá entrar em contato com nosso Encarregado de Dados, que está à disposição nos seguintes canais:
Formulário de Tratamento de Dados Pessoais: https://www.even.com.br/formulario-de-tratamento-de-dados-pessoais
Encarregado (DPO): dpo@even.com.br
E-mail: lgpd@even.com.br:
Lei aplicável. Esta Política será interpretada de acordo com a legislação brasileira, no idioma português.
Atualização: [Abril de 2024]