EVEN PUBLICA RELATÓRIO ANUAL E DE SUSTENTABILIDADE
Even publica relatório de sustentabilidade. Cliente recebe apartamento com 100% das emissões de carbono compensadas. Companhia divulga resultados em Relatório Anual e de Sustentabilidade 2022 com conquistas importantes nos pilares ambiental, social e de governança A Even acaba de divulgar seu Relatório Anual e de Sustentabilidade 2022, celebrando resultados muito positivos. O objetivo é apresentar a performance e as conquistas ambientais, sociais e de governança (ESG) da companhia, evidenciando seu compromisso em ser cada dia mais sustentável. No ano passado a Even neutralizou todas as suas emissões de GEE (gases de efeito estufa – considerando escopo I, II e III). Esse processo ocorre desde o início das obras até a entrega de chaves e a iniciativa engloba as emissões de toda a sua cadeia de fornecedores, incluindo a produção e o transporte dos materiais utilizados. O cliente recebe sua unidade com 100% das emissões de carbono compensadas. Em 2022, a empresa reduziu o impacto de mais de 29 mil toneladas de CO2, quantidade equivalente ao sequestro de carbono de 11.334 hectares de vegetação nativa em um ano. A Even é pioneira no setor em neutralização de carbono e, desde 2015, já compensou mais de 216 toneladas de CO2 em 56 obras. Para apresentar suas melhores práticas e incentivar outras empresas e pessoas a fazerem o mesmo, a empresa elaborou um vídeo que mostra como são suas atividades com neutralização de carbono: link para o vídeo. A Even também consegue, desde 2021, reaproveitar 98% de todos os resíduos gerados pela construção utilizando Logística Reversa e outras práticas de reutilização de detritos. O RAS (Relatório Anual e de Sustentabilidade) aponta que, em 2022, a companhia conseguiu retornar aproximadamente 600 toneladas de resíduos à cadeia produtiva, incluindo materiais recicláveis recolhidos na vizinhança. Durante a obra, tudo que não é utilizado no produto final, encontra um caminho de volta: ensacados e outros recipientes retornam ao fornecedor para serem reutilizados, embalagens de papelão são encaminhadas para projetos de reciclagem e inclusão social, e muitos outros materiais são reaproveitados, incluindo blocos quebrados de concreto e sucata metálica. No reaproveitamento do solo, quando o solo remanescente é enviado para outras obras, foi registrado um aumento de 90% em comparação a 2021. Desde março de 2022, a Even trabalha com um parceiro que gerencia a logística do descarte dos resíduos de suas obras. Trata-se de um aplicativo de coordenação e gestão que conecta parceiros do ecossistema da construção civil, otimizando a operação e reaproveitando materiais entre obras. Como exemplo, até hoje na construção do Arbo Alto de Pinheiros, a plataforma possibilitou a economia de mais de 39 mil quilômetros percorridos e a reutilização de mais de 250 metros cúbicos de material que seria descartado. ESG na prática “A sustentabilidade está no DNA da Even e realizamos práticas de ESG há mais de 10 anos", conta Marcelo Morais, Diretor de Operações da empresa. “Além de nossos esforços para proteger o meio ambiente, nos empenhamos também para criar um ambiente harmônico com as comunidades no entorno de nossas obras. O Relatório Anual e de Sustentabilidade de 2022 mostra que tivemos uma redução de 22% no número de chamados de vizinhos em comparação a 2021”. Parte do sucesso do relacionamento com a comunidade se deve ao Programa Ação Vizinho, que cria um canal direto entre a construtora e a comunidade do entorno de suas obras. A Even também cria espaços de convivência em seus stands como praças e pet places e, durante a obra, os tapumes contam com baias de coleta de recicláveis e gentilezas urbanas como potes com água potável para os animais de estimação que passeiam pelo bairro, entre outras soluções. Em 2022, o programa teve um aumento de 34% na coleta de resíduos recicláveis, superando 11 toneladas. Ainda dentro do pilar Social, a Even tem investido em programas de voluntariado, sendo eles o Somar, comitê que desenvolve ações com a comunidade do entorno das obras, como escolas e ONGs, e o Educ@r, que tem como objetivo levar informática e serviços digitais aos terceirizados dos canteiros de obras proporcionando inclusão digital. “O Relatório mostra que tivemos 90% das nossas metas do RAS atingidas”, comemora Morais, “o que nos traz não só orgulho, mas a certeza de que estamos conseguindo alcançar nossos objetivos ambientais e sociais, entregando residências sustentáveis e de altíssimo padrão de qualidade, com altos índices de satisfação na experiência dos nossos clientes, evidenciados pelo aumento de 5% em nosso NPS [Net Promoter Score] em 2022, e 680% nos últimos 4 anos”. Para manter o ritmo e a qualidade de suas ações de ESG, o pilar de Governança do RAS apresenta a criação de duas organizações muito importantes: o Comitê de Vizinhos, que cuida do bom relacionamento com a vizinhança, e o Comitê ESG Executivo, que reporta as atividades ao Comitê de Auditoria e se certifica do sucesso da execução de suas campanhas.